Fotografia de batizados

De acordo com o Secretariado Nacional de Liturgia – o órgão executivo da Comissão Episcopal de Liturgia, o ritual de batismo, de iniciação cristã, é a “porta da vida e do reino, é o primeiro sacramento da nova lei, que Cristo propôs a todos para terem a vida eterna, e, em seguida, confiou à sua Igreja, juntamente com o Evangelho, quando mandou aos Apóstolos: «Ide e ensinai todos os povos, baptizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo». Por essa razão, o Baptismo é, em primeiro lugar, o sacramento daquela fé pela qual os homens, iluminados pela graça do Espírito Santo, respondem ao Evangelho de Cristo.” Neste contexto, a comunidade católica assinala este dia juntando-se convidados e familiares que testemunharão o Batizado do seu filho(a) perante a Igreja Católica.


A fotografia no batismo

Documentar o ritual de batismo de crianças é uma das especialidades fotográficas de entre os vários serviços fotográficos que presto à comunidade. Nas sessões de fotografia de batismo possibilito aos pais uma ótima oportunidade de além de documentar fotograficamente o dia do batizado, realizarem uma sessão fotográfica familiar, com o propósito de desenvolver uma narrativa visual ainda mais envolvente para toda a família. Assim, a sessão fotográfica de batismo está organizada nos seguintes momentos:

  • Sessão fotográfica familiar prévia;
  • Sessão fotográfica do banho;
  • Sessão fotográfica dos adereços de batismo;
  • Sessão fotográfica da roupa de batismo;
  • Sessão fotográfica “vestir a criança” com os Pais e Padrinhos;
  • Sessão documental do ritual e cerimónia religiosa;
  • Sessão de convidados;
  • Sessão do banquete – “corte do bolo/ simulação”;


Fotografia de batizado

Fotografia de batizado

Fotografia de batizado

Roupa de batismo

Roupa de batismo

Adereços de batismo

Sessão fotográfica do banho

Sessão fotográfica do banho

Sessão fotográfica após o banho


Sobre o tipo de fotografia

Dado que o propósito essencial na sessão de batizado passa pela documentação do ritual, poucos serão os momentos de pose fotográfica, ou seja, estarei muito mais atento a expressões espontâneas do que propriamente a solicitar uma determinada pose. É durante a sessão dos convidados que a pose é necessária e estes são instruídos a adotarem a posição adequada para o retrato fotográfico.


Sobre o equipamento para fotografar batizados

Embora o meu kit de fotografia profissional seja vasto, na prática reconheço que a objetiva e máquina que uso por mais tempo tendem a ser as mais versáteis. Todos os eventos são fotografados em fotografia full-frame e formato RAW, como já mencionado. No que respeita a objetivas, ao contrário de uma sessão de estúdio, a foto-reportagem de um evento rapidamente muda de ambiente e a transição de material é sempre um procedimento mecânico exigente, e nesse contexto tudo o que sucede à volta do fotógrafo muda rapidamente de condições, assim opto por uma objetiva Zoom (distância focal variável) para a sessão fotográfica desde que é iniciado o ritual na igreja. Quando possível alterno com objetivas Prime (distância focal fixa), que permitem resultados fotográficos de outra categoria, que por vezes esta diferença nem é imediatamente perceptível ao cliente, mas com um olho clínico apurado encontrar-se-ão as suas diferenças, bem reconhecidas na indústria fotográfica, tais como o efeito bokeh ou uma nitidez de imagem superior final. Outro acessório essencial na fotografia de eventos como os Batizados é a utilização do flash, essencialmente quando as condições de luz sejam inadequadas. O flash permite integrar luz artificial no espaço, apenas durante a fração de segundo da obturação, compensando a falta desta, sobretudo nos locais interiores e fechados. Algumas técnicas mais avançadas poderão recorrer ao uso de flash mesmo no exterior, porém, no âmbito da fotografia de batizados tal seria preciosismo e tecnicamente complexo de garantir, atendendo a que se trata de um trabalho maioritariamente documental e não editorial/ comercial.


Seleção, pós-produção de fotografia

Uma fotografia, em certas condições de luz, de focagem e de composição, resultará essencialmente de um compromisso entre a Velocidade de disparo, o ISO e da Abertura, obtendo-se uma Exposição final adequada. 
Concluída a fotografia de batizado, segue-se a seleção e pós-produção dessas fotos. Selecionar uma foto para pós-produção requer a aceitação visual mediante critérios técnicos como exposição, focagem e composição da fotografia. Quando se validem estes critérios a fotografia, capturada em formato RAW, poderá ser devidamente processada em software profissional. Neste software será possível regular múltiplos parâmetros técnicos da imagem, tais como aplicar o perfil de cor, definir o equilíbrio de brancos, regular exposição, contraste, realces, sombras, brancos, claridade, saturação, vibração ou aplicar ajustes locais de tonalização que ajudarão a obter uma imagem final melhorada e mais agradável. Outro dos ajustes possíveis é a recomposição e transformação para obtenção de linhas verticais, diagonais ou horizontais adequadas à composição fotográfica desejada. Aplicam-se ainda correções finais, importantes em todas as objetivas profissionais, para redução ou remoção de distorção, do efeito vinheta e do grão (ruído), este último mais relevante em imagens com um parâmetro de ISO elevado aquando da captura. Por fim, já noutro software profissional, poderão ou não ser aplicadas técnicas avançadas de manipulação de imagem. Estas técnicas podem incluir a sobreposição de imagens, a remoção de manchas, suavização de texturas, a inclusão ou exponenciação de novos efeitos de luz ou mesmo a aplicação de filtros avançados que poderão intensificar o desfoque da imagem ou intensificar a nitidez ou mesmo artificializar algo, desde que se mantenha o mínimo de realismo pretendido.


Impressão fotográfica: álbum ou photobook?

Quando o trabalho de pós-produção e edição é dado por concluído, o cliente poderá optar pela impressão fotográfica. Para tal proponho duas opções de escolha, relativamente ao formato de impressão – o Álbum ou o Photobook, e múltiplas opções para o respectivo tamanho e acabamentos, o qual influenciarão o preço do produto de impressão escolhido, conforme apresentado no Preçário Geral. Ambas as soluções de impressão são de qualidade profissional nos materiais e acabamentos e com garantia de qualidade e durabilidade. A melhor forma de escolher é, visualizando ambas as opções. Visualmente o Photobook é um formato de página fina, tal como um livro, mas de capa rija, enquanto o álbum, apresenta um caixa de madeira robusta, acabamentos em veludo, página grossa (400 ou 800 g/m) e permite a visualização perfeita de fotos em página dupla aberta.


Entregas rápidas

Nos meus serviços de reportagem de eventos, batizados, casamentos, aniversários, após a diagramação do PhotoBook ou Álbum, o cliente fará a aprovação da maquete digital enviada via e-mail, e logo que aprove o período de entrega dos materiais de impressão finais para entrega é inferior a 60 dias.


Impressão fotográfica in situ

De salientar, que em conta com as modernas e imediatas formas de impressão fotográfica também disponho de impressão de fotos in situ (no local), no dia do evento. É um pedido frequente, sobretudo quando são pretendidas as impressões das lembranças através de fotografias captadas nesse dia. O processo requer um período de trabalho local, para pós-produção e impressão em massa. Outras fotos poderão ficar à disposição dos convidados para serem adquiridas.


Deseja um orçamento para um batizado?

Clique aqui para obter orçamento para batizado.

Using Format