5 Dicas para Fotografar os Melhores Retratos Noturnos num Casamento


Como fotografo de casamentos, atualizar e diversificar o portfólio é fundamental para atrair clientes. Uma forma de o fazer é saber como utilizar corretamente a luz durante as sessões fotográficas de casamento. Quando se está confortável com a luz, podemos oferecer fotos impressionantes, independentemente da situação. No entanto, muitas vezes a luz pode fornecer vários obstáculos, principalmente à noite quando precisamos de criar luz para ter boas fotografias.

Fotografar um casamento requer momentos de luz variáveis, sendo que fotografar à noite pode oferecer muitos obstáculos, especialmente se estivermos num local exterior, o céu está escuro e é difícil captar pormenores com a câmara fotográfica. Para ajudar a tirar as melhores fotografias apesar dos problemas que possam surgir, reunimos algumas dicas que o vão ajudar a dominar os retratos noturnos. 


  • Tente vários ângulos
  • O que parece bom durante o dia nem sempre pode parecer da mesma forma à noite. E, em contraste o que não parece muito bom durante o dia geralmente á noite pode parecer muito melhor. Por isso, não tenha medo de misturar alguns ângulos e esteja aberto a experimentar alguns ângulos que durante o dia estariam completamente fora de questão. Ângulos que possam incluir a paisagem circundante ajudam a trazer luz e enfatizam a cena noturna. Ângulos largos podem ajudar a minimizar a vibração da câmara ou do fotógrafo, impedindo que tenha de descartar uma ótima exposição que foi suave de uma longa exposição. Tente fotos noutras fontes de luz, como colocar o casal em prédios ou árvores que também podem ser iluminadas à noite para dar uma maior dimensão ou profundidade às suas imagens.


  • Incorpore luz ambiente
  • Ao fotografar o casal num ambiente exterior e à noite, é importante confiar na luz disponível no local. Analise a área circundante para ver o tipo de iluminação disponível sem ter de incluir flashes externos. No início pode parecer demasiado escuro, no entanto, com as alterações da luz da lua e das estrelas pode conseguir criar fotografias de casamentos deslumbrantes! Fotografar com luz ambiente, especialmente à noite, pode dar à imagem uma sensação de realismo lindíssima. Provavelmente, poderá ser mesmo necessário preparar o casal para uma foto de longa exposição, de alguns segundos, onde estes deverão, de acordo com a composição fotográfica desejada, permanecer imobilizados por esse tempo definido para a exposição.


  • Identifique a luz circundante
  • Se a receção for ao ar livre, é provável que existam luzes para ajudar os convidados a testemunharem melhor a área envolvente durante a festa, isto é algo que pode utilizar como vantagem, pois as luzes são essenciais para definir o tom das suas fotografias. Pode também ser útil para si, pois as luzes em redor podem substituir as suas próprias luzes. Se existir uma pista de dança com iluminação, posicione o casal no centro e tire fotografias fantásticas. Isto permitirá que foque as sua câmara nos noivos incluindo um fundo intrigante e com um bokeh fantástico! O efeito bokeh (desfocado) é característico das objetivas usadas. Por norma, objetivas fixas e de grande abertura (abaixo de f/2.8) produzem um fantástico bokeh das luzes de fundo que ajudam a separar o motivo de interesse do fundo.


  • Utilize flash
  • Em todas as fotografias de casamentos, a iluminação pode ser drasticamente diferente. É importante a preparação para uma luz instável, por isso é importante ter equipamento de iluminação. Dependendo do mood que quer extrair das imagens, poderão incluir vários tipos de equipamento e iluminação flash, na câmera ou off-camera para criar uma aparência única. Ao utilizar flashes off-camera, pode refletir a luz de qualquer uma das superfícies envolventes (paredes ou tetos), com especial atenção para algumas, como a madeira, que tendem a absorver muita luz, disponibilizando menos luz nos alvos em foco. Esta luz reflectida das superfícies envolventes conferem uma ótima atmosfera às fotografias. Ter em conta o WB (White Balance) – Equilíbrio de Brancos, de acordo com o tipo de luz também é importante para que o resultado seja fiel, se for esse o desejo do fotógrafo. 


  • Luzes de fundo
  • Num casamento à noite pode não existir luz natural suficiente para iluminar os noivos. Se houver um local onde o casal possa posar, coloque uma luz atrás, (chamada backlit) e isso irá ajudar a dar uma ótima luz sobre os noivos. Ótimo para criar silhuetas por exemplo. Por exemplo, colocando um flash na câmera e um off-camera flash atrás do casal, irá ajudá-lo a criar um retrato noturno incrível! Ou, se preferir fotografar apenas a silhueta do casal, pode optar por fotografar apenas o flash off-camera. 


    Embora tirar fotografias noturnas de casamentos seja um verdadeiro desafio, o uso destas ferramentas pode ajudá-lo a capturar rapidamente as imagens distintas e soberbas, e com pouca pós-produção. As dicas acima irão ajudá-lo a fotografar rapidamente e a garantir fotografias de casamento inesquecíveis. 


    Este artigo é da autoria de Rute Carvalho (Romã Eventos) e Ricardo Moura.


    Using Format