Sessão fotográfica da gravidez

A etapa da gravidez antecede uma nova vida e novas rotinas familiares. É um momento muito especial para o casal, em especial para a mulher, se decidirem por um único descendente. Assim, há um grande desejo em eternizar este momento do casal através da fotografia da gravidez. 

Na fotografia surgiu por isso uma especialidade dedicada à gravidez que procura registar retratos do casal durante o período pré-mamã, onde o casal se prepara para a vinda do melhor das suas vidas – uma criança.

A minha proposta de sessão de gravidez é totalmente descontraída e pretende manter um ambiente informal e de interação constante entre o casal, bastando seguir as fáceis orientações que vou indicando em função do espaço envolvente e das imagens desejadas. Mantendo-se a conduta profissional e de confiança que me caracteriza, teremos assim todas as condições para uma sessão fotográfica divertida e desinibida para imagens incríveis e inesquecíveis.

É no momento de decidir avançar com a sessão de grávida que surgem algumas questões que irei esclarecer abaixo, com base na experiência de sessões de grávida realizadas até ao momento.


Qual o momento da gravidez ideal para a sessão fotográfica?

Recomendo que agende a sessão entre as 28 e as 35 semanas. Claro que quanto mais tarde, mais evidente estará a barriga da mãe grávida, por outro lado poderá também sentir-se uma pouco mais inchada e menos confortável. Nesse sentido sugiro que tome a decisão em função do seu bem-estar e do melhor conforto em termos de mobilidade.

O que vestir para a sessão fotográfica de gravidez?

A roupa para a sessão fotográfica de gravidez irá depender de fatores como o local e o look desejados para a fotografia de grávida. Em qualquer dos casos o casal deve preferir vestuário confortável (casual) – para a mãe grávida, com tecidos lisos, peças justas, e preferencialmente combinar com outra peça de roupa de cor neutra (branco, preto e cinza) ou jeans. Durante a sessão poderemos facilmente fazer a troca de roupas e que é aconselhado para uma maior variedade de imagens. Veja as fotos de grávidas abaixo com alguns exemplos comuns e bastante descontraídos. A mãe poderá ainda optar por aplicar uma maquilhagem simples.


Que acessórios usar para a sessão de gravidez?

O uso de acessórios enriquece de forma criativa o resultado da sessão fotográfica da gravidez contribuindo para imagens de grávida diferentes e que irão surpreender o casal. Alguns exemplos que tenho vindo a utilizar nas minhas sessões de grávida são os sapatinhos, carapins, livros, roupas do bebé, brinquedos, a ecografia obstétrica, animais domésticos, molduras do casal, etc. Da minha parte, como fotógrafo de gravidez, esperem ideias criativas, não só com base naquilo que tivermos no local mas também com adereços que poderei levar comigo, como balões, flores, etc.


Onde realizar a sessão de gravidez: interior ou exterior?

As sessões de interior são mais confortáveis. Estamos em local conhecido e naturalmente existe mais “à vontade” para a fotografia e por norma acontecem em casa do casal. Alternativamente poderá ser realizado em estúdio, sendo que este formato de retrato extravasa a linguagem do meu atual registo fotográfico de grávidas. No interior poderemos alternar entre imagens casuais e outras com mais sensualidade.

Os locais exteriores permitem um envolvência criativa ao juntar um fenómeno de natureza – gravidez – num ambiente natural, e desenvolve-se uma mensagem muito profunda pelo contacto com a natureza. As principais opções aqui recaem sobre o campo, floresta ou a praia. Nos locais interiores recorro a um maior controlo de iluminação, através de flash, dada a disponibilidade de luz muito variável. No local exterior aproveitaremos o Sol como luz principal e sobretudo durante a Golden Hour – período de luz que antecede o pôr-so-sol e com uma duração de cerca de 20 min. Esta luz, muito suave, é especialmente interessante quer pela sua temperatura de cor mais quente quer pela suavidade das sombras causadas.

Onde obter ideias para fotos de gravidez criativas e diferentes?

Esta é uma resposta fácil! Na internet. Mas agora não precisará de procurar muito pois já fiz esse trabalho, e mantenho atualizado o meu álbum de Pinterest com centenas de ideias de grávidas diferentes e criativas que irão servir de inspiração à vossa sessão fotográfica.

Qual o preço da sessão de gravidez e o que inclui?

O custo da sessão fotográfica de grávidas e as condições estão apresentadas no preçário de serviço. Saiba aqui como obter o preço de sessão de gravidez.

Outras recomendações

No caso de realizar em casa, procurar manter uma temperatura agradável. De resto, mantém-se o que já é a recomendação habitual para uma gravidez saudável – hidratar bem, alimentação saudável, descanso q.b..


Como fotógrafo profissional de gravidez, é na área de Porto e Braga que fotografo a maioria das sessões de grávida. Outras localidades deverão ser solicitadas com o requisito de deslocação.


2024 © Todos os direitos reservados.
Using Format