Fotografia de casamento para casais modernos

Casais modernos que procuram diversão e criatividade são os que permitem introduzir verdadeiras novidades nos rituais de casamentos. Uns mais extravagantes que outros, mas ambos ambicionam por criar autênticas experiências inesquecíveis. Aliás, qualquer casal que prepara o seu casamento tem em mente proporcionar um dia único, memorável, surpreendente, emocionante, apaixonante e irrepetível. Marcar o dia com criatividade invulgar. São mais desafiantes para todos, incluindo para os fotógrafos. Mas nós fotógrafos, sentimos ainda mais vontade já que novos e diferentes momentos poderão surgir. Mas para tal é fundamental partilhar essa visão de forma a que possa haver um planeamento adequado.

A procura de festas, indumentárias, decorações e momentos originais em casamento não para de crescer. Noivas que trocam os saltos por ténis confortáveis ou que removem uma parte do vestido para exibirem uma saia curta e sensual durante o baile, ou noivos que se despem em festas bizarras já todos vimos ou ouvimos falar. 

Também na fotografia de casamentos surgem profissionais aventureiros e audaciosos, uns mais vitoriosos que outros, mas o que é certo, é que o risco se compensar, pode ter um retorno incrível, como marcar uma tendência ou geração. Poderão existir novos ângulos, novas técnicas, mas parece consensual que há momentos clichés, considerados responsáveis pelas fotografias mais importantes no casamento, que não podem ser esquecidas neste dia. Um fotógrafo deve ser destemido e ter a audácia de desenvolver momentos criativos sempre que possível. Não só estará alinhado com os desejos dos seus noivos clientes como estará a promover o seu trabalho de forma profissional e conhecedora das vastas técnicas fotográficas possíveis de implementar numa sessão de casamento.

No meu registo e estilo fotográfico, defendo um equilíbrio entre o tradicional cliché e o conceptual artístico. Sobretudo desejo, corresponder às expectativas dos noivos mas também superar-me em cada evento. A criação de momentos incríveis está relacionada com todo o ambiente festivo, desde o espírito dos noivos, aos convidados, ao tempo, à família presente, e à forma como todo o staff envolvido na festa de casamento se relaciona com os noivos, sobretudo se procuram estar disponíveis e atentos a prestar o melhor serviço.

Uma das dicas que proponho é o planeamento do evento enquadrado num tema que tenha significado para os noivos e convidados, se possível. Os temas requerem várias re-interpretações do modo como decorre o evento, seja na indumentária, seja na decoração, eles podem acrescentar uma energia positiva adicional e ajudar a que todos os convidados presentes partilhem daquela narrativa de forma pró-ativa. Pela internet não faltam histórias bizarras. Autênticas cruzilhadas que baralham os mais céticos sobre os costumes e tradições matrimoniais.

As gerações que estão a casar, os millennials, adquiriram um cultura visual muito evoluída, fruto da internet e de toda a tecnologia digital que facilmente transportamos no bolso. As já típicas selfies não vão faltar e esses momentos devem ser alvo do olho atento do fotógrafo. Marcaram definitivamente esta geração.

Alcançar imagens autênticas, e contagiantes que reflectem a essência do dia, estará também dependente do quão à vontade os noivos se sentirão com o fotógrafo e restante equipa, e neste aspecto a minha equipa de trabalho tem claramente uma ótima disposição aliada ao profissionalismo e criatividade. Contar uma história fiel ao dia de casamento é também o resultado de um ótima relação, entendimento e proximidade com o fotógrafo e videógrafo contratados para a reportagem do casamento, de forma a podermos chegar ao mais bonito – os sentimentos mais puros do noivo e da noiva.

Também as peripécias e imprevistos enriquecem a narrativa do dia de casamento. Por mais que possam destoar do esperado enredo, é fulcral que não sejam omitidos, já que muitas vezes preenchem uma memória eternamente. Recordo-me de em 2018 durante a cobertura de um casamento, já na chegada da noiva à igreja, esta enquanto verificava se tudo estava conforme previsto, notou que as meninas das alianças já só transportavam uma aliança. suspeitou inicialmente que tivesse caído pelas rendas decorativas da cestinha de transporte, mas não estava lá. Aquela ansiedade e medo tomaram conta dela por uns breves momentos até que alguém próximo também notou e perguntou o que se passava. Ninguém teve uma atitude serena. Foi o pânico espalhado aos mais sensíveis. Rapidamente procuraram no curto percuros que as meninas tinha feito desde que desceram do carro que as transportava, inclusive no seu interior, mas sem sucesso. Passados uns 10 minutos, o noivo já em pulgas, sugeri a alguns familiares que rapidamente cedessem uma aliança temporária para cumprir o normal protocolo religioso. E assim o fizeram. O turbilhão de emoções acalmou o desânimo e a entrada da noiva aconteceu. Toda a cerimónia decorreu com uma forte expectativa para o momento da troca das alianças. Notaram-se muitos sorrisos cúmplices e isso foi genial. No final, alguém que percorreu o caminho de regresso a casa pôde regressar com a aliança original, que tinha caído mesmo à porta de casa. Aquele momento foi entretanto partilhado com toda a gente e todos puderam libertar gargalhadas acerca do desfecho.

Na fotografia a originalidade pode resultar de novos ângulos, novas perspectivas do mesmo momento, composições criativas, técnicas de iluminação, uso de adereços, de superfícies reflectivas, etc. Há no fundo muito a explorar, mesmo nos cenários por onde passam o casamento podem proporcionar imagens inesquecíveis do dia de casamento.

Encontrar um fotógrafo estendido no chão, de baixo de uma mesa, ou entre os galhos de uma árvore não é surpresa, é um ato de iniciativa e de heroísmo, quando corre bem. Tudo para obter imagens que surpreendam e documentem uma autêntica história de amor. A história do vosso casamento.

Por fim, deixo alguns elementos e sugestões que quando disponíveis podem ser aproveitados para fotos de casamento inesquecíveis:

  • Janelas
  • Candeeiros
  • Superficies reflectivas
  • Superfícies planas
  • Espelhos
  • Bolas de sabão
  • Guarda-chuva
  • Sparkles
  • Esfera de cristal
  • Vidro refratário
  • Aproveitar a brisa/ vento
  • Telemóveis como pontos de iluminação
  • Modificadores de luz
  • Escadarias
  • Animais domésticos
  • Damas de honor
  • Crianças
  • Sombras
  • Pôr-do-sol
  • Paredes de cor sólida
  • Piscina
  • Jardins
  • Baloiços
  • Locais rurais/ abandonados
2024 © Todos os direitos reservados.
Using Format